ENSINO

Base Nacional Comum Curricular

A BNCC trás a ideia que os alunos experimentem inúmeras possibilidades de criar e se expressar visualmente explorando as transformações dos materiais, recursos tecnológicos e apropriando-se da cultura cotidiana, entre outras coisas.

Educação Infantil:

Na Educação Infantil, o aprendizado acontece de forma natural. Em um ambiente onde as crianças se sentem seguras, amadas e protegidas, o conhecimento é construído através de brincadeiras, passeios, olimpíadas, feiras literárias e pedagógicas, observações e experiências. A educação se dá pelo compartilhar de saberes, pelo conhecimento dos próprios sentimentos e pela apropriação do mundo. Através de jogos e atividades em grupo, a criança é estimulada a pensar, a cooperar e a respeitar, preparando-se para o exercício pleno da cidadania.

Na Educação Infantil, são desenvolvidas as habilidades a seguir: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Inglês, Informática, Educação Física, Oficina de Arte, Linguagem Musical e Linguagem Corporal.

Ensino Fundamental (Anos Iniciais):

No Colégio Ceom, o aluno é o sujeito ativo da aprendizagem. O Ensino Fundamental I abrange do 1º ano ao 5º ano e tem como principal objetivo o desenvolvimento nos aspectos físico, intelectual, social e ético por meio da construção de valores e de atitudes que fortalecem as relações interpessoais. Os alunos possuem condições favoráveis para construir o conhecimento através de atividades dinâmicas e criativas, que favorecem o formular e o reformular de ideias e conceitos, estimulando o aprender e o pensar, em atividades como pesquisas, passeios, feiras, palestras, Olimpíadas Esportivas, feiras literárias e pedagógicas...

O Colégio Ceom entende que a formação ampla, baseada em valores e em regras sociais, acontece com a troca de conhecimento entre professor-aluno e aluno-aluno por intermédio do comprometimento do corpo docente e do empenho dos alunos em superar desafios. Valorizamos o respeito mútuo e a persistência em alcançar os objetivos.

Ensino Fundamental (Anos Finais):

O Ensino Fundamental II abrange do 6º. Ano ao 9º. Ano e busca desenvolver nos alunos o conhecimento ajustado no sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Os alunos possuem condições favoráveis para construir o conhecimento através de atividades dinâmicas e criativas, que favorecem o formular e o reformular de ideias e conceitos, estimulando o aprender e o pensar, em atividades como pesquisas, passeios, feiras, palestras, Olimpíadas Esportivas, feiras literárias e pedagógicas... Além das habilidades linguísticas, matemáticas, sociais, artísticas e naturais serem desenvolvidas diariamente nas disciplinas.

Ensino Médio:

O Ensino Médio tem por objetivo a formação básica do cidadão mediante

A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos, a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior, o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. Sendo elas: Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Inglês, Educação Física, Arte, Literatura Brasileira, História e Geografia.