MISSÃO

Colégio Ceom se constitui na premissa de que os estudantes são sujeitos de direito ao acesso, inclusão e permanência na escola, considerando a individualidade, as especificidades e as potencialidades de cada um. Nossa missão valoriza a formação integral, a diversidade, o protagonismo, a sustentabilidade, a promoção das relações fraternas e solidárias, as especificidades culturais e regionais e as demandas educacionais contemporâneas.

VISÃO

Ser colégio referência em humanização, ensino e cultura, desenvolvendo competências, valores e compromisso.

VALORES

Conhecimento, ética, responsabilidade social, amorosidade, consciência  ecológica, acolhimento, respeito à diversidade, consciência, sensibilidade estética e inovação.

METODOLOGIA

O educador tem um papel fundamental de organizador de experiências intervindo no processo de construção de cada um, procurando estar atento à fala dos alunos (reveladora de suas concepções e hipóteses) e, assim, propor questionamentos e acrescentar dados que gerem conflito e reflexão. Esta intervenção é que faz o professor um elemento importante na educação, o que planeja, avalia e orienta.

A aprendizagem é, então, entendida como um processo em que cada aluno percorre um caminho próprio, ligado às suas experiências pessoais e às relações que estabelece com o mundo.

Unidade Taquara

Rua Nacional, 47 a 71 - Taquara

Unidade Godofredo Viana

Rua Godofredo Viana, 357 a 363 - Tanque - Telefone: 2423-6658

Unidade Pechincha

Avenida Geremário Dantas, 718 - Pechincha - Telefone: 2424-7525

Unidade Recreio

Rua Le Corbusier, 100 - Barra Bonita

OBJETIVOS

- Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade e cooperação;

- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tornar decisões coletivas;

- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

- Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

- Utilizar as diferentes linguagens verbal, matemática, gráfica, musical, plástica e corporal como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais;

- Saber utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

SOBRE O COLÉGIO Ceom

Colégio Ceom tem como objetivos difundir cultura, conhecimentos e valores, buscando oferecer oportunidades para que esses valores sejam vivenciados pelos alunos, professores, pais e funcionários, tendo como ênfase a valorização da cidadania, ética pessoal e profissional.

Percebemos a criança e o adolescente como sujeitos ativos, que pensam de acordo com uma lógica própria, diferente da lógica do adulto, que passam por fases de desenvolvimento que não devem ser antecipadas.

O aluno é considerado agente do processo de construção do conhecimento (cognitivo, cultural, sensorial e afetivo), partindo de sua própria história e de sua relação com o mundo. Esta construção ocorre através de “conflitos cognitivos”, a partir de interação sujeito-meio.